segunda-feira, 21 de março de 2011

Espiritualidade no cuidado



Segundo Harold Koenig, um médico que aborda em seus livros a relação espiritualidade e saúde, existem muitos e bons motivos para incluir a espiritualidade na prática clínica da medicina, para tanto é necessário identificar quais são estas necessidades e como abordá-las.
Muitos dos nossos pacientes são religiosos e se utilizam de crenças e práticas religiosas para enfrentar suas enfermidades, principalmente quando falamos de doenças graves.  Muitos pacientes gostaria que seus médicos abordassem as suas necessidades espirituais e os apoiassem nessa área, principalmente quando a enfermidade se agrava. Além disso, os resultados de numerosas pesquisas no assunto, apontam que crenças e práticas religiosas estão relacionadas à melhor qualidade de vida e saúde. Finalmente, há uma forte ligação histórica entre religião e assistência à saúde que com o passar do tempo vem sendo esquecida.
O autor aponta ainda que a abordar as necessidades espirituais dos pacientes não é nova, tanto na prática da psiquiatria como da medicina. Alcançar estes objetivos nos dias atuais são um desafio para os profissionais de saúde.

Assim, levanto a seguinte questão, cabe ao profissional de saúde abordar esta temática com os pacientes sob os seus cuidados e como fazê-lo?  Conto com sua opnião!!!

Um comentário:

  1. Abordar a espiritualidade no meio médico é de uma sabedoria infinita, os pacientes devem fazer parte do processo de melhora, fé e a confiança auxilia a cura e transforma vidas muitas vezes totalmente desmotivadas.

    ResponderExcluir