sábado, 19 de fevereiro de 2011

Hipotireoidismo - Desconstruindo mitos

Resolvi escrever sobre o hipotireoidismo por se tratar de um tema da atualidade desde que o famoso e pesado jogador de bola Ronaldo- O fenômeno, anunciou que sofria da enfermidade o que seria a justificativa para o seu ganho de peso, além do fato que caso se submetesse ao tratamento hormonal poderia ser pego no exame anti-dopping.
Para os leigos, a nova informação jogada aos quatro cantos do mundo poderia  ser acatada e até mesmo digna de pena.
Portanto, vamos lá.
A tireóide, glândula localizada na parte anterior do pescoço e anterior a laringe é responsável pela produção dos hormônios T3 ( triiodotironina) e T4( tetraiodotironina) que quando produzidos em taxas normais mantém o equilíbrio do corpo.
O excesso na produção do T3 e T4 acarreta o hipertireoidismo e a produção reduzida destes hormônios o hipotireoidismo.
O hipotireoidismo tem diversas causas como doenças auto-imunes (aquela em que a própria glândula se ataca), genética, remoção da glândula, entre outras causas que podem ser tratadas e o paciente viver tranquilamente sendo acompanhado pelo profissional endocrinologista que solicitará revisões periódicas para avaliar as taxas hormonais e ajustar a medicação caso se faça necessário.
Como características da doença o paciente apresenta em um estado inicial cansaço, fraqueza, cãibras musculares, pele seca, dor de cabeça, unhas fracas, queda de cabelos, sangramento menstrual irregular. È fato de que a mulher normalmente descobre a doença mais precocemente por apresentar problemas na menstruação e questões de estética, o que nos faz pensar que muitos homens possuem a enfermidade ainda sem diagnóstico e tratamento.
Caso o início deste tratamento ocorra tardiamente, algumas complicações podem surgir como ganho de peso, fala arrastada, contispação intestinal, inchaço e dores musculares, dor no peito e tantas outras complicações.
Além de tudo isso a reposição hormonal para o hipotireoidismo não é considerado dopping, pois não vai atuar aumentando a capacidade do atleta, na verdade, só irá regularizar o funcionamento normal do corpo.
Assim, nada mais de desculpas, devemos estar atentos aos sinais que o corpo dá, ele nos fala diariamente. Se algo não vai bem, devemos procurar um especialista. A nossa saúde é o nosso bem maior. Não esqueçam.

2 comentários:

  1. Achei o assunto esclarecedor, tirou algumas dúvidas sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Luana Farias07 abril, 2011

    O texto foi posto de maneira clara !
    parabéns!!

    ResponderExcluir