quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resenha Crítica - O amor é contagioso x cuidado humano

Trago partes de uma resenha crítica escrita pela minha aluna Camila Cirino Cerqueira Gomes, do curso de Enfermagem da UCSal, nela serão abordadas questões encontradas no filme Patch Adams- O amor é contagioso e confrontadas com teorias sobre o cuidado humano, tema bastante discutido em sala de aula.
Boa leitura!!!

O cuidar é um ato fundamental quando o assunto é saúde. Todos os seres humanos precisam do cuidado e ás vezes fazer o papel do cuidador, principalmente quando se trata de ambientes onde ocorre a relação profissional de saúde /paciente.
A área de saúde a cada dia deve priorizar e discutir a humanização em seu ambiente de trabalho. A atenção, o afeto que se transmite ao paciente/cliente é de suma importância nesse momento e tem vezes que pode interferir ou não na sua recuperação, mas o importante é por em prática sempre.
Segundo Morse (1990), o cuidar é como uma  característica humana, como um imperativo moral, como afeto, como interação interpessoal e como intervenção terapêutica.
Um exemplo de envolvimento, carinho, gostar de ajudar os outros e levar a alegria para lugares sem lá os mais triste foi o do estudante de medicina Patch Adams, no filme O amor é contagioso, mostrando sua vontade de ajudar e se envolver com os pacientes, “ roubando” várias gargalhadas e despertando a alegria em cada parte que passava do hospital e até se igualava aos comportamentos anormais de alguns pacientes que se encontravam na ala de psiquiatria no intuito de torná-los “ humanos” , porque os profissionais de saúde lá agiam com muita desumanidade, muita frieza. Seu objetivo era humanizar os ambientes hospitalares.
Queria também acabar com a visão que o seu reitor tinha e repassava para os estudantes de medicina, dizendo que para se tornar médico, primeiro teria que se tornar desumano e na sua concepção paciente não precisava do cuidar e sim de tratamento, só remédio.
Muitas vezes algumas situações exigem certa mudança de comportamento com a intenção de estimular o paciente a expressar o que esta sentindo no memento e o que passa em sua mente, segundo Mayeroff(1993), a capacidade do cuidador modificar seu comportamento frente as necessidades do outro, ou seja, aprender com os erros , adquirindo assim comportamento flexível era um dos ingredientes necessários para o cuidar. Esse pensamento se iguala muito a prática de Patch no momento que ele fica na ala de psiquiatria, mostra o lado teórico e o lado prático do cuidar.
...
O cuidado nem sempre é recíproco como consta no livro de Waldow (2001). Não se pode esperar a reciprocidade porque muitas vezes o paciente se encontra incapacitado de retribuir e em alguns casos se trata de pacientes com distúrbios mentais. No filme uma colega de Patch morre assassinada pelo seu paciente e depois ele se mata, Patch fica indignado por não sido recíproco o cuidado que eles deram e pelo ser humano ter agido tão friamente.
...
O cuidar é a chave de um mundo melhor e mais humano, as pessoas têm que se conscientizar e acostumar a agir desta forma, deixar transparecer o Patch  Adams que cada um tem.

5 comentários:

  1. Oi, colega.

    Finalmente visitei seu blog, né? Agora também já estou te seguindo. Um abraço e tudo de bom para ti.

    ResponderExcluir
  2. Pró, ñ encontrei outro meio de falar cm vc. Minha resenha ta pronta o combinado seria p ser entregue até hj, só que o problema é que eu ñ encontro seu e-mail pessoal q anotei em algum lugar. =/
    e detalhe eu ñ conheço ninguem q ficou de entregar hj tb, vou deixar meu e-mail aqui se possivel me manda o seu urgente carolina.spires@hotmail.com
    beijos

    ResponderExcluir
  3. A resenha está ÓTIMA!
    Só não aprovei o fato da aluna ter citado 'cliente'para referir-se a paciente.Quando vc usa esse termo, remete a idéia de comprar o cuidado.E se o paciente não tiver condições de pagar?Negaremos o cuidado?
    sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cliente é nome que a CIPE designa quem procura cuidados médicos não é necessariamente quem compra os cuidados, é apenas uma designação universal para melhor entendimento por parte de quem trata, enfermeiros médicos e afins

      Excluir
  4. Adorei essa resenha muito obrigada, vai me ajudar muito...

    ResponderExcluir