segunda-feira, 18 de abril de 2011

Endometriose- Parte II

Conforme prometido, seguimos falando sobre endometriose.
Na suspeita de endometriose o médico pode solicitar um procedimento cirúrgico com finalidade diagnóstica chamado Laparoscopia, que permite uma análise da parte externa do útero e órgãos abdominais próximos a ele.
A endometriose aparece como "manchas" pretas ou avermelhadas na superfície dos órgãos e algumas vezes pode causar cistos no ovário. Estes, enchem-se de sangue, adquirindo uma coloração marrom parecido com chocolate, dái vem a denominação popular de "cistos de chocolate".
Uma das grandes preocupações da mulher são os riscos para a infertilidade. Muitas vezes a mulher só descobre que tem a doença quando não tem sucesso em engravidar. Vale deixar claro que a mulher com endometriose não necessariamente fica estéril, porém a dificuldade chega a atingir níveis em torno de 50%.
Mesmo com uma endometriose de pequeno volume pode ocorrer dificuldade no transporte ou na fertilização dos óvulos, em casos mais graves a liberação do óvulo pode ser comprometida ou as trompas uterinas podem estar bloqueadas.
Assim, existem duas maneiras de tratar a doença: medicamentos ou cirurgia. A escolha do tratramento deve ser conjunta com o médico e seus objetivos são melhorar a qualidade de vida por meio do alívio dos sintomas e melhorar as chances de fertilidade. 
Se você se identificou com algum destes sintomas, consulte seu ginecologista. Existe ainda a Associação Brasileira de Endometriose ( ABEND) que pode ajudá-lo a esclarecer mais dúvidas.
Até a próxima postagem!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário