sábado, 23 de abril de 2011

HPV

Aproveitando a temática anterior ligada a saúde feminina, trago informações relevantes a respeito da prevenção do câncer do colo uterino que tem como dados estátisticos números alarmantes. Cerca de 500.000 mulheres no mundo têm a doença e metade delas morrem em consequência desta moléstia tão grave.
O câncer do colo do útero pode acontecer em qualquer momento da vida da mulher, sendo que o HPV ( Papiloma vírus humano) é responsável por 90% dos casos.
Logo, nos faz pensar que devemos concentrar nossas forças no combate ao vírus.
Mas, o que é o HPV?
O HPV é um tipo de vírus que infecta a mucosa anogenital, existem 100 tipos distintos porém apenas 15 desses são considerados oncogênicos, isto é, podem causar câncer.
O vírus é transmitido sexualmente. Porém, mesmo que não haja penetração, pode haver transmissão pelo simples contato com a pele. Existe também a possibilidade de ocorrer contaminação através de objetos sujos com secreções ou sangue contaminados.
As mulheres sexualmente ativas correm mais risco de se contaminar, desta forma o uso de preservativos é imprescindível. O exame de Papanicolau é uma arma para a detecção precoce da doença, o que pode ser determinante na cura do câncer, este exame  deve ser realizado anualmente para a coleta de células do colo uterino, que posteriormente serão examinadas para a identificação de lesões pré-cancerossas. Outro meio diagnóstico é a Colposcopia que permite a visualização de lesões mínimas e também deve ser realizado a cada ano.
O tratamento é individualizado e depende do número, extensão, localização e aspecto das lesões. Em seus estágios iniciais, as doenças causadas por HPV podem ser tratadas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário