quarta-feira, 13 de abril de 2011

Endometriose

A endometriose é uma doença que normalmente é diagnosticada pelo ginecologista durante exames de rotina, algum procedimento cirúrgico ou durante a investigação de infertilidade. Estatisticamente, para cada mulher com dificuldade de engravidar, duas têm endometriose, se tiver parente direto com a mesma enfermidade as chances são ainda maiores de ter o problema.
Mas, o que é mesmo endometriose?
A endometriose é a presença de tecido semelhante ao que temos no interior do útero, chamado de endométrio, porém, ele aparece em outras àreas como bexiga, vagina, ossos da pube, trompa uterina, intestino e tantos outros.
Os sintomas podem variar de indivíduo porém a dor é a característica que desperta a atenção da mulher para que algo não vai bem. A dor pode ser cíclica, relacionada ao período menstrual ou mesmo contínua. Ocorre , em geral, na parte pélvica  e pode tornar a relação sexual dolorosa. A menstruação tende a ser mais intensa que o normal e sintomas urinários ou intestinais podem estar presentes.
Ainda não se tem definida a real causa da endometriose, algumas teorias defendem uma origem genética, imunológica ou mesmo estresse. Vale ressaltar que não é uma doença transmissível e também não há como prevenir seu aparecimento.
Na próxima postagem falarei sobre o diagnóstico, tratamento e as implicações da doença com a fertilidade, grande abraço e até lá!!!

2 comentários:

  1. Adorei esse tema, muito interessante. Estou no aguardo da próxima postagem. Boa semana Thais :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! Tema muito bom e de grande importância para nós mulheres! Bom final de semana! Deise

    ResponderExcluir