quarta-feira, 4 de maio de 2011

Micoses, a doença dos fungos

Estamos entrando em uma época de chuva e grande umidade. Assim resolvi falar um pouco sobre fungos, este patógeno que nos ajuda nas áreas de culinária e que nos prejudica quando nos infecta. Entre as enfermidades que nos acomentem encontramos as micoses.

A micose é uma doença com origem em fungos e que afecta as zonas de humidade do corpo humano. Os  fungos são organismos oportunistas que provocam, por exemplo, o   bolor do pão ou são usados para o fabrico do queijo, mas assim como, eles fazem bem para nós, ajudando no processo de fermentação de alguns alimentos, podem causar enfermidades. São organismos microscópicos que vivem praticamente em todos os ambientes.
Os fungos encontram-se em todo o lado, inclusive em várias partes do corpo humano. Estes organismos infectam mais facilmente as regiões úmidas e quentes do corpo, sendo as mais afectadas as pessoas que trabalham em contacto constante com água, como os trabalhadores de cafés, restaurantes, lavandarias, de limpeza e as donas de casa que têm mais probabilidades de desenvolver a micose das unhas das mãos. Quando as micoses surgem apenas na superfície da pele, cabelos ou unhas são chamadas micoses superficiais.
Os fungos responsáveis pelas micoses no ser humano provêm do solo, de animais ou de outro ser humano. Escolhem as zonas de calor do corpo para depois crescer e multiplicar-se, escolhendo preferencialmente as virilhas, os órgãos genitais, os pés, unhas ou a boca.
As roupas interiores devem ser de fibras naturais como o algodão, pois as fibras sintéticas prejudicam a transpiração. Quando tiver de manter um contacto prolongado com detergentes, use luvas e enxagúe as mãos sempre que usar uma esponja. Lave a cabeça dia sim, dia não, com água morna e um bom champô e não use pentes ou escovas de outras pessoas.
O uso constante de sapatos fechados, botas e ténis, assim como a sudorose excessiva facilitam a instalação dos fungos nas unhas dos pés. Para quem usa sapatos fechados, a utilização de meias de algodão facilita a evaporação do suor e mantém os pés mais secos. Além disso, a aplicação de talcos pode ser útil. Outra medida importante para manter os pés e as unhas dos pés secos é colocar os calçados ao sol e procurar revezar o uso dos sapatos.
O tratamento da micose é simples, mas exige persistência porque, às vezes, parece que o fungo está eliminado e na verdade não está. Para além do tratamento oral ou local recomendado pelo médico, são necessários alguns cuidados como evitar andar descalço em pisos húmidos ou públicos: não calçar sapatos durante muitos dias, dando tempo a que sequem o suor acumulado e sempre que possível usar sandálias; não usar toalhas comuns ou mal lavadas e após o banho enxugue-se bem, principalmente nas áreas de dobras, como o espaço entre os dedos dos pés e virilha.

2 comentários:

  1. oi estou com umas manchas vermelhs e que fican ressecadas e coçam demais o que pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Manchas no corpo não são normais e podem indicar diversas dermatoses, aconselho a procurar um especialista o quanto antes.

    ResponderExcluir